A estrat�gia para ganhar mais usu�rios de um servi�o na rede costuma ter um caminho aparentemente simples:
- Disponibilizamos nosso servi�o atrav�s de um site que ser� a sua ?face? para o p�blico. Com isto, muitos clientes j� poder�o ser iniciados ao servi�o pelo simples acesso � sua url ou via search;
- Tornamos este servi�o alcan��vel por outros aplicativos atrav�s de interfaces Web como, por exemplo, APIs REST. Com isto, v�rios outros sites e aplicativos podem fazer mash-up com nossos servi�os, aumentando o n�mero de usu�rios indiretos;
- Criamos SDK�s que facilitam a inclus�o de interfaces (HTML+JScript) para os nossos servi�os. Com isto, diminu�mos a dificuldade de integra��o de sites simples com nossos servi�os, criando um potencial consider�vel de aumento de usu�rios;
- Disponibilizamos aplicativos para workstations, smatphones e tablets que fazem acesso aos nossos servi�os. Devido � mobilidade, estes dispositivos aumentam em muito a oportunidade do usu�rio para interagirem a qualquer hora, o que aumenta mais uma vez a possibilidade de aumento da demanda pelos nossos servi�os;
- Integramos os aplicativos com outros aplicativos - com a rede social, ERP�s, CRM�s e outros. Este � o lugar onde o cliente habita. Isto torna vis�vel a a��o do usu�rio para seus amigos, clientes e parceiros, induzindo-os, por sua vez, a tamb�m conhecer e usarem os nossos servi�os.
Existem muitos exemplos desta estrat�gia. Pense nos cl�ssicos Messenger, Flicker, Twitter ou Youtube, ou em novos servi�os como os de compra em grupo, etc.
No final, esta linha de estrat�gia tem como princ�pios:
- � necess�rio um backend escal�vel, geograficamente distribu�do e com capacidade monumental para computar e armazenar informa��es. Falamos aqui da necessidade da computa��o em nuvem e do uso de Plataformas como a do Windows Azure;
- O dispositivo cliente � visto como um meio de acesso ao servi�o, onde o mais importante � criar contextos de uso onde o cliente habita ? seja na empresa ou fora dela;
- � necess�rio, em algum momento, incluir na estrat�gia um modelo de neg�cio que se beneficie do aumento de usu�rios. Propaganda, cobran�a por transa��o para clientes Premium, ganhos devido ao conhecimento maior do comportamento do usu�rio (gerando menos, riscos, criando servi�os agregados, etc.), etc. De fato, o volume de clientes do servi�o � o maior ativo nesta estrat�gia. Isto explica porque muitos iniciam seus servi�os na forma gratuita para s� depois buscarem um modelo de neg�cio.
Conselho: pense se sua empresa pode se beneficiar desta estrat�gia. Com plataformas como o Azure j� n�o existe mais o custo inicial de pesquisa e desenvolvimento para criar datacenters e infraestruturas altamente dispon�veis e escal�veis. O custo de falhar diminuiu em muito. Em compensa��o, o premio do sucesso est� aumentando cada vez mais.
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